sábado, 17 de abril de 2010

A revelação da Divindade


Jesus Cristo o único Deus e Senhor.

“Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é único Senhor”. Dt 6:4.

As escrituras não falam da existência de uma Trindade, Deus é um Deus único, e as Escrituras afirmam que ele se manifestou em carne: “e sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade: aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória”. I Tm 3:16.

Ele era Senhor e Cristo, todavia, para se tornar o cordeiro (Jo 1:29), teve que se fazer carne. Em Lv 26:11-12, há uma profecia a esse respeito: “E porei o meu tabernáculo no meio de vós... e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo”. Para ser o sacrifício eterno para a salvação do homem, Ele teve que construir um tabernáculo (corpo), e habitar nele: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Cl 2:9.

Pode um espírito ter as suas carnes cortadas e derramar sangue? Claro que não. O próprio Cristo disse aos discípulos: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne, nem ossos, como vede que eu tenho”. Lc 24:39.

Ele era Senhor e Cristo, todavia, o corpo criado (o tabernáculo humano) recebeu um nome: “Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.”At 2:36.

É bom que se observe: Senhor Jesus Cristo. Se ele é aquele que se manifestou em carne (I Tm 3:16); Se Jesus é Senhor e Cristo, ele não pode ser nada menos que Pai, Filho e Espírito Santo, habitando em um corpo humano, de forma nenhuma, três pessoas, mas um Deus que se manifestou em três títulos maiores.

Deus criou o óvulo e a semente de vida humana, usando Maria como incubadora. O Deus único e eterno criou para si mesmo um corpo, através do qual pôde ser manifestado, (expressado) aos homens: “O qual é a imagem do Deus invisível...” Cl 1:15. 

Para que se compreenda melhor este assunto, é salutar verificar que as Escrituras dizem que ele nasceu o Cristo: “Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim...” Mt 1:18. Entretanto, o anjo deu uma ordem a respeito do nome que lhe deveria ser dado entre os homens; “... e chamarão seu nome Jesus...” Mt 1:21. Talvez você conheça alguém que se chama Jesus, no entanto, só há um Jesus nascido O Cristo. Jesus foi feito Senhor e Cristo: “A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos)”, At 10:36. Agora você começará a entender Mt 28:19 “... batizando em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.

  PAI                 FILHO         ESPIRITO SANTO
Senhor              Jesus                    Cristo

Que grande revelação se tem quando se compreende isso; um único Deus em três manifestações: Ele é o Pai, que criou o universo e um corpo para habitar; Ele é o Filho, pois o seu corpo humano foi criado para que Deus se manifestasse aos homens. Ele é o Espírito Santo, pois ele mesmo disse aos discípulos que voltaria em uma outra forma: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não vê nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”. Jo 14:17.

O ESPIRITO SANTO É CRISTO.

Jesus disse: “... e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. Mt 28:20.

Como Jesus está aqui hoje?

Sabe-se que Deus para se manifestar palpável e visivelmente aos homens, teve que preparar um corpo para nele habitar, esta foi sua manifestação como filho, todavia, ele disse que “estaria conosco...” Como então explicar isso, se as pessoas dizem que o Espírito Santo é outra pessoa, outro deus?

Quando Cristo esteve aqui na sua manifestação carnal (humana), ele teve um corpo, e a Bíblia diz que nesta era atual ele possui outro corpo, no qual se manifesta (expressa) ao mundo: “... ora vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular”. I Co. 12:27. Se ele esta na terra e não possui um corpo físico, antes usa a igreja (pessoas), então fica claro que ele está hoje entre os seus em espírito, o corpo físico (glorificado) está no trono (Jo 3:13). Entretanto, o mesmo espírito onipresente está no seu corpo místico; a igreja. At 16:7 diz : “ E quando chegaram a Misia, intentavam ir para Bitinia, mas o espírito de Jesus não lho permitiu”. Esse detalhe não deve ser desprezado; o Espírito de Jesus impediu aos apóstolos irem adiante, entretanto, a Escritura diz: “... há um só corpo e um só espírito”. Ef 4:4. “Ora há diversidade de dons, mas o espírito é o mesmo...”. I Co. 12: 4. Se não há dois espíritos operando nesta era, como está claro nas Escrituras já citadas,se tem que admitir que o Espírito de Jesus é o Espírito Santo em sua forma original que é espírito!


DEUS – ESPÍRITO SANTO, DUAS PESSOAS?

O próprio Cristo enquanto homem (Deus na sua manifestação humana) disse a samaritana: “Deus é espírito”. Jo 4:24.

Com o propósito de se lançar um pouco mais de luz sobre esse assunto, é pertinente atentar para a revelação bíblica, a qual deve ser sempre zelosamente acatada:

Jesus como homem não foi chamado filho de Deus? Mas lê-se na escritura: “Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do Espírito Santo”. Mt 1:18. Não é Deus o seu pai? Sim é, pois Deus é espírito e um Espírito Santo; doutra forma os Cristãos teriam uma escritura indigna da sua confiança, pois Jesus é chamado (na sua manifestação humana) Filho de Deus, todavia, outro é seu pai. Seria uma grande contradição, e não haveria mais possibilidade de crédito à palavra. Entretanto, fica claro, que o Espírito Santo que estava em Jesus, era nada mais, nada menos, do que Deus em Cristo: “... isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo...” II Co. 5:19.

Concluí-se então, que Deus é espírito e que o pai de Jesus é o Espírito Santo. E o pai estava nele, logo, ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Qual é então o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo?

SENHOR       JESUS         CRISTO
   Pai                Filho        Espírito Santo

O pai é o Senhor, o filho é Jesus e o espírito Santo é o Cristo. Por isso ao crer nessa verdade, deve o Cristão buscar logo ser batizado em nome do Senhor Jesus Cristo, conforme Mt 28:19.


Jesus: o mesmo Deus do antigo testamento.


Jeová – Sl. 24:10; Jesus – I Co. 2:8.
Jeová – Ex.3:14; Jesus – Jo 8: 24, Jo 8: 58.
Jeová – Dt. 6:13; Jesus – Mt. 4:10; Jo 9:38.
Jeová – Ex 20:10; Jesus – Mt 12:8.
Jeová – Is. 44:6; Jesus – Ap. 1:17.
Jeová – Sl. 27.1; Jesus – Jo 8:12.
Jeová – Dt. 32:39; Jesus – Jd 4.
Jeová – Ex. 20:3; Jesus – Jo 20:28, II Pe. 1:1, Rm 9:5.
Jeová – Dt. 32:4; Jesus – Jo 14:6.
Jeová – Dt. 6:4; Jesus – Ef. 4:5.

Wanderley Nunes