quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Reflexões: Rituais e cerimônias...



Rituais e cerimônias não plenificam ninguém.
O homem se realiza no ato, sobretudo no ato ético,
esse sim, o faz mais próximo da imagem de Deus.

Wanderley Nunes

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Provérbios 1.10-19. Conselhos para a vida.


Comentário de Provérbios


Provérbios 1.10-19. Conselhos para a vida.


10 Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.
11 Se disserem: Vem conosco, embosquemo-nos para derramar sangue, espreitemos, ainda que sem motivo, os inocentes;
12 traguemo-los vivos, como o abismo, e inteiros, como os que descem à cova;
13 acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos de despojos a nossa casa;
14 lança a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa.
15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés;
16 porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue.
17 Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave.
18 Estes se emboscam contra o seu próprio sangue e a sua própria vida espreitam.
19 Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui.

Temos agora um tratamento paternal, “filho meu”, o conselho aqui é para não se deixar seduzir por aqueles que não respeitam a torah, a família, e muito menos o próximo. “O não o consintas,” dá a entender que há de fato uma argumentação inebriante e tentadora por parte dos “pecadores”.

O convite para “derramar sangue inocente” fala muito do desejo aventureiro, do que comumente chamamos nos nossos dias de “adrenalina”. A intenção de se experimentar os instintos mais primitivos e animalescos, ficam patenteados na expressão “traguemo-los vivos, como o abismo, e inteiros, como os que descem à cova”.

 O texto parece falar da morte sem reparação alguma, final de vida. Tudo indica que o escritor não possuía nenhuma influência do pensamento helenista, pois aquele que convida o incauto rapaz para os caminhos da violência, deixa entrever que acredita no homem como alma vivente - sem uma entidade (alma) imortal – apenas como tendo fôlego de vida, foi-se o fôlego, vai-se ao pó irremediavelmente. Quando diz “traguemo-los vivos, como o abismo…” O pensamento é de que seu opositor não viverá em hipótese alguma, nem mesmo em outra dimensão.

É importante ressaltar, que o homem como possuindo uma alma imortal, bem como o abismo (sheol), se tornando mais um lugar de tormento de que apenas e simplesmente um túmulo, é uma construção mais recente do pensamento judaico, influência clara das crenças gentílicas, sobretudo, gregas.

acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos de despojos a nossa casa;
 lança a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa.

O ganho fácil, por vezes ilícito, quase sempre entorpece o homem. O escritor de provérbios objetivamente reproduz um tipo de discurso que encanta quem gosta da adrenalina, adora viver perigosamente, e é um ávido seguidor da lei do menor esforço. A epístola a Timóteo aborda isso de forma aguda e explícita.

Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores (I Tm 6.10).

É interessante observar que no texto de provérbios (versículo 13), há uma demonstração evidente da crença no sucesso do malfeito, pois diz: Encheremos de despojos a nossa casa… Para em seguida, demonstrar como estarão envolvidos mutuamente se o companheiro aceitar a nefanda proposta.  “…lança a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa.” Assentindo a tal convite, o incauto, além de se tornar cúmplice, torna-se sócio no empreendimento do mal.

Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue.


O conselho paterno continua soando, já que a ideia aqui é de um pai que é senhor da sua casa, tendo uma grande responsabilidade sobre ela, o patriarca fará sempre assim, não só porque ama os seus, mas porque teme a Deus, e na sagrada torah dos judeus, o Senhor de Israel está acima de tudo, inclusive dos familiares, porém, ordena ao pai de família que a ame. Logo, o conselho exposto nos versículos 15 e 16, são na verdade, apelos de um pai, que ama seu filho e é obediente a Deus.

Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave.
Estes se emboscam contra o seu próprio sangue e a sua própria vida espreitam. Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui.

Há uma preciosa mensagem nos três últimos versículos. A Síntese de tudo, é que todo malefício projetado contra o outro, na verdade, é um mal perpetrado contra nós mesmos, não passamos incólumes por sentimentos ruins “…Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave.” Antes de ser direcionado ao outro, o mal é nosso - e isso sem evocar qualquer pensamento místico ou supersticioso – e para nós retornará altamente potencializado e danoso.

 Demonstra-se isso pelos inúmeros problemas de saúde causados pelo stress, tensões do dia a dia, e acima de tudo, sentimentos tais como ódio, rancor, mágoa…O versículo 18 vai mais longe quando diz de forma indubitável, que todo ganancioso, egoísta, que vive a engendrar projetos no afã de auferir lucros - insensível ao prejuízo de outrem - o que produz de fato, são males contra si próprio, pois mesmo prejudicando grave e efetivamente a terceiros, ele jamais sairá ileso. É a lei da vida.

Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor (II Tm.2.22).
                           


Wanderley Nunes.




quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Ceia

CEIA Neste Sábado 31/12 - 19h



Rua São Luís, 53
40 Horas (prox. a Feira)
Abra o Mapa AQUI!

sábado, 24 de dezembro de 2016

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Mensagem Restauradora - Wanderley Nunes
Espalhando a boa semente do Evangelho que possui vida em si mesma...
Os campos irão florir...
É o Espírito que sopra e dá vida...

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Provérbios 1.5-9. Só os loucos desprezam a sabedoria.


Comentário de Provérbios

Provérbios 1.5-9. Só os loucos desprezam a sabedoria.

5 Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade
6 para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.
7 O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
8 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
9 Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.

No versículo 5, é interessante notar que se aconselha ao sábio que ouça, dê ouvidos, obedeça. O escritor parece acreditar que só o sábio terá aptidão para crescer em prudência.
Vale salientar, que  sábio no âmbito em que foi redigido o texto, é antes de tudo, um piedoso judeu, pois a verdadeira sabedoria – é a temática de todo o livro –  é prerrogativa de quem teme a Deus.
O sábio que se deixa instruir adquire a condição (habilidade) de compreender o ensino sapiencial, pois somente o sábio reconhece, ama e busca a sabedoria.
O temor do SENHOR é o princípio do saber.
Eis aqui a chave e o segredo do sucesso. Conhecer a torah e os profetas, sobretudo pô-los em prática, mais do que sabedoria, era um dever de todo cidadão israelita.
Quando se observava um judeu próspero, com muitos bens, saúde, e uma família estável, se reconhecia facilmente um patriarca sábio e fiel à lei.
[…]mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
Os loucos aqui, são todos que não têm ciência da lei e dos profetas. A loucura referida pelo escritor, faz uma analogia entre aquele que não conhece os ditos proféticos da lei – por isso erram – e aqueles que não possuem o perfeito gozo das faculdades mentais – por isso não discernem entre o real e o irreal, entre o certo e o errado -  logo, por não conseguirem captar, apreender, e discernir o real valor dos ensinos da lei, é que desprezam aquilo que lhes daria erudição para a vida.
É interessante notar que a instrução sai da esfera da torah e dos profetas, ou seja, da autoridade “divina”, para a familiar.
O que se recebe da lei, deve ser posto em prática, a começar pela família, essa é a grande lição aqui. Diadema de graça e colar, tipificam a beleza e riqueza de uma vida ética, adornada pela moralidade prática, resultado de uma vida pautada pelos ditames da lei.


Wanderley Nunes.