terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Provérbios 1.5-9. Só os loucos desprezam a sabedoria.


Comentário de Provérbios

Provérbios 1.5-9. Só os loucos desprezam a sabedoria.

5 Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade
6 para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.
7 O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
8 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
9 Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.

No versículo 5, é interessante notar que se aconselha ao sábio que ouça, dê ouvidos, obedeça. O escritor parece acreditar que só o sábio terá aptidão para crescer em prudência.
Vale salientar, que  sábio no âmbito em que foi redigido o texto, é antes de tudo, um piedoso judeu, pois a verdadeira sabedoria – é a temática de todo o livro –  é prerrogativa de quem teme a Deus.
O sábio que se deixa instruir adquire a condição (habilidade) de compreender o ensino sapiencial, pois somente o sábio reconhece, ama e busca a sabedoria.
O temor do SENHOR é o princípio do saber.
Eis aqui a chave e o segredo do sucesso. Conhecer a torah e os profetas, sobretudo pô-los em prática, mais do que sabedoria, era um dever de todo cidadão israelita.
Quando se observava um judeu próspero, com muitos bens, saúde, e uma família estável, se reconhecia facilmente um patriarca sábio e fiel à lei.
[…]mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
Os loucos aqui, são todos que não têm ciência da lei e dos profetas. A loucura referida pelo escritor, faz uma analogia entre aquele que não conhece os ditos proféticos da lei – por isso erram – e aqueles que não possuem o perfeito gozo das faculdades mentais – por isso não discernem entre o real e o irreal, entre o certo e o errado -  logo, por não conseguirem captar, apreender, e discernir o real valor dos ensinos da lei, é que desprezam aquilo que lhes daria erudição para a vida.
É interessante notar que a instrução sai da esfera da torah e dos profetas, ou seja, da autoridade “divina”, para a familiar.
O que se recebe da lei, deve ser posto em prática, a começar pela família, essa é a grande lição aqui. Diadema de graça e colar, tipificam a beleza e riqueza de uma vida ética, adornada pela moralidade prática, resultado de uma vida pautada pelos ditames da lei.


Wanderley Nunes.




Nenhum comentário: