Comentário de Provérbios
Provérbios 1.5-9. Só
os loucos desprezam a sabedoria.
5 Ouça o sábio e
cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade
6 para entender
provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.
7 O temor do SENHOR é
o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
8 Filho meu, ouve o
ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
9 Porque serão
diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.
No versículo 5, é
interessante notar que se aconselha ao sábio que ouça, dê ouvidos, obedeça. O
escritor parece acreditar que só o sábio terá aptidão para crescer em
prudência.
Vale salientar,
que sábio no âmbito em que foi redigido
o texto, é antes de tudo, um piedoso judeu, pois a verdadeira sabedoria – é a
temática de todo o livro – é
prerrogativa de quem teme a Deus.
O sábio que se deixa
instruir adquire a condição (habilidade) de compreender o ensino sapiencial,
pois somente o sábio reconhece, ama e busca a sabedoria.
O temor do SENHOR é o
princípio do saber.
Eis aqui a chave e o
segredo do sucesso. Conhecer a torah e os profetas, sobretudo pô-los em
prática, mais do que sabedoria, era um dever de todo cidadão israelita.
Quando se observava
um judeu próspero, com muitos bens, saúde, e uma família estável, se reconhecia
facilmente um patriarca sábio e fiel à lei.
[…]mas os loucos
desprezam a sabedoria e o ensino.
Os loucos aqui, são
todos que não têm ciência da lei e dos profetas. A loucura referida pelo
escritor, faz uma analogia entre aquele que não conhece os ditos proféticos da
lei – por isso erram – e aqueles que não possuem o perfeito gozo das faculdades
mentais – por isso não discernem entre o real e o irreal, entre o certo e o
errado - logo, por não conseguirem
captar, apreender, e discernir o real valor dos ensinos da lei, é que desprezam
aquilo que lhes daria erudição para a vida.
É interessante notar
que a instrução sai da esfera da torah e dos profetas, ou seja, da
autoridade “divina”, para a familiar.
O que se recebe da
lei, deve ser posto em prática, a começar pela família, essa é a grande lição
aqui. Diadema de graça e colar, tipificam a beleza e riqueza de uma vida ética,
adornada pela moralidade prática, resultado de uma vida pautada pelos ditames
da lei.
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