sexta-feira, 31 de outubro de 2008

MEDITAÇÃO EM JEREMIAS 23.1-4, 9-32. Um alerta para os nossos dias.



1 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! -diz o SENHOR. 2 Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.

3 Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão.

4 Levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e elas jamais temerão, nem se espantarão; nem uma delas faltará, diz o SENHOR. Jeremias 23.1-4.

O texto se inicia com uma ameaça aos pastores que “destroem” e “dispersam” as ovelhas do Senhor: “Ai dos pastores” (v.1). No versículo 2 é declarado com detalhe os motivos pelos quais o Senhor está contra os pastores (líderes) do povo, três são as acusações divinas: “Vós dispersastes, as afugentastes e delas não cuidastes”.
No verso 3 é citado “o restante” das ovelhas do Senhor, que ele próprio disse “recolheria” e elas seriam “fecundas” e seriam “multiplicadas”, por fim, no versículo 4 diz que “levantará” pastores que as apascentem.

Seguem-se então três sentenças sobre as ovelhas verdadeiramente pastoreadas: 1- Elas não terão mais temor. 2- Não mais se espantarão. 3- Nenhuma ovelha faltará.
Aplicação. Sabe-se que os pastores aqui são os profetas, sacerdotes e príncipes dentre o povo (Jr. 5.31), entretanto se diz no versículo primeiro que em lugar de edificarem esses líderes estavam destruindo, ou seja, apascentando de modo contrário às ordenanças do Senhor, como se pode ver também em Ez. 34.3-4.

Sem o devido cuidado e alimento, o resultado é destruição e dispersão – leia-se fraqueza e insegurança - as ovelhas são levadas “por todo vento de doutrina” Ef.4.14, tornando-se presas fáceis de Satanás.

Há um detalhe importante a ser considerado, as ovelhas são do Senhor (v.1-3) e há um remanescente que será reconduzido ao divino aprisco (Jo.10.27, 28). Outro detalhe curioso é que as “ovelhas do Senhor” são “afugentadas”, ou seja, fogem desse tipo de apascentador, mais uma vez, poder-se-ia reportar a um dito de Jesus quando menciona que suas ovelhas não ouvirão o estranho, todavia sabem reconhecer a voz do seu pastor (Jo.10.4-5).

A título de curiosidade, nota-se que no versículo 1, quando o Senhor fala de destruição das ovelhas, de um modo generalizado não as chama de “minhas ovelhas” mas apenas que estão no “seu pasto”, no entanto, quando fala em recolher no seu aprisco “o remanescente”, o termo é aplicado (v.3).

Algo importante a ser dito nestes tempos de “estratégia de crescimento de igrejas” é que o Senhor falou através do profeta que o seu povo é fecundo e que se multiplica (v. 3 ARA), como pelo mesmo espírito falaram Lucas e Paulo respectivamente; “...acrescentava o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” (At.2.47); “...mas o crescimento veio de Deus.” (I Co. 3.6).
Outro fator importante a ser exposto, é que se Deus tem o seu povo (ovelhas) há de ter líderes (pastores) levantados por ele (v.4). Paulo diz que os ministérios para o amadurecimento (crescimento) da Igreja são outorgados pelo próprio Senhor (Ef. 4. 11 e 12).
9 Acerca dos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como homem embriagado e como homem vencido pelo vinho, por causa do SENHOR e por causa das suas santas palavras. 10 Porque a terra está cheia de adúlteros e chora por causa da maldição divina; os pastos do deserto se secam; pois a carreira dos adúlteros é má, e a sua força não é reta.

11 Pois estão contaminados, tanto o profeta como o sacerdote; até na minha casa achei a sua maldade, diz o SENHOR. 12 Portanto, o caminho deles será como lugares escorregadios na escuridão; serão empurrados e cairão nele; porque trarei sobre eles calamidade, o ano mesmo em que os castigarei, diz o SENHOR. 13 Nos profetas de Samaria bem vi eu loucura; profetizavam da parte de Baal e faziam errar o meu povo de Israel.
14 Mas nos profetas de Jerusalém vejo coisa horrenda; cometem adultérios, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam cada um da sua maldade; todos eles se tornaram para mim como Sodoma, e os moradores de Jerusalém, como Gomorra. 15 Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que os alimentarei com absinto e lhes darei a beber água venenosa; porque dos profetas de Jerusalém se derramou a impiedade sobre toda a terra.

16 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do SENHOR. 17 Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração dizem: Não virá mal sobre vós.

18 Porque quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra e a ela atendeu? 19 Eis a tempestade do SENHOR! O furor saiu, e um redemoinho tempestuou sobre a cabeça dos perversos. 20 Não se desviará a ira do SENHOR, até que ele execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias, entendereis isso claramente. 21 Não mandei esses profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram.

22 Mas, se tivessem estado no meu conselho, então, teriam feito ouvir as minhas palavras ao meu povo e o teriam feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações. 23 Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? 24 Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? -diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? -diz o SENHOR.

25 Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. 26 Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração? 27 Os quais cuidam em fazer que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro, assim como seus pais se esqueceram do meu nome, por causa de Baal.

28 O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? -diz o SENHOR. 29 Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha? 30 Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro.

31 Eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse. 32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR.

Jeremias 23. 9-32 Comentário. No versículo 11 se diz que os dois principais líderes, o profeta (aquele que recebia os oráculos do Senhor) e o Sacerdote (aquele que intercedia e sacrificava em prol do povo) haviam se contaminado. As más ações deles não se restringiam unicamente à conduta pessoal, o que já seria motivo de disciplina por parte do Senhor, entretanto tal contaminação era extensiva “a casa do Senhor”, ou mais claramente, se refletia no culto ou na forma dele.

No versículo 13 é dito que há problemas em todos os profetas: os de Samaria profetizavam da parte de “Baal deus da fertilidade, da chuva e da vegetação, a adoração a esse deus incluía a prostituição cultual e os sacrifícios de crianças”[1]. “Os rituais (cultos) eram realizados com muita pompa e cerimônias, havendo oferta dos produtos da natureza, incenso e holocaustos (Os.2.8, Je.19.5)”.[2] Quanto aos profetas de Jerusalém, é dito que são adúlteros, falsos (hipócritas) e apóiam os pecados alheios (v.14).
Prossegue o Senhor dizendo que o juízo virá sobre tais profetas, pois a partir deles (ou através dos seus ensinos) veio a impiedade sobre toda a terra. Esses profetas enchiam o povo de esperanças fictícias, pois falavam de si mesmos (v.16), não apontavam o pecado do povo, antes corroboravam as ações destes com palavras que confortavam os seus já duros corações.

No verso 22 é apontado o motivo pelo qual os profetas erraram e fizeram o povo errar: é que não se puseram a auscultar a perfeita vontade de Deus. Há algo digno de nota que é mencionado no versículo 28, parece que os profetas estavam pondo os seus sonhos e visões acima dos oráculos divinos, tais sonhos e visões comparados com a palavra do Senhor são como palha, enquanto a palavra de Deus é tida como trigo.

Outro fator importante é que os profetas furtavam as palavras do Senhor, ou seja, usavam os mesmos termos e expressões que o Senhor punha nos lábios dos seus genuínos profetas, com intuito de convencer o povo da veracidade das suas palavras. No versículo 32, de forma enfática, o Senhor diz que é contra os profetas que contam sonhos mentirosos, levando o povo ao engano.


A despeito da “alegria” e empolgação momentânea que trazem os sonhos e profecias meramente humanas, é dito a respeito deles que não são de nenhum proveito aos que os ouvem. Aplicação.
O Verso 11 diz que os líderes foram contaminados e que isso se refletia no culto que era prestado ao Senhor, ação esta que o oráculo divino chamou de “maldade”. Menciona-se logo em seguida os profetas de Samaria chamados de “loucos” por suas práticas. Percebe-se que a teologia deles advinha de uma influência da religião de Baal, onde a busca pela prosperidade os fazia praticar atos contrários a vontade revelada de Deus.

Quanto aos profetas de Jerusalém, “adúlteros”, “hipócritas” e “coniventes com os pecados alheios”, parecem refletir uma conjuntura de práticas dos dias atuais, quando os pregadores estão em busca “só do que é seu e não do que é do Senhor” (Fp.2.21).
A partir desses pregadores é que esses ensinos e práticas, chamados por Deus de “impiedade” chegaram a todo meio cristão, todavia a exortação do Senhor é que o seu povo não dê ouvido a estes profetas, pois os tais profetizam ilusões, pensamentos positivos, auto-motivação, mas nunca a genuína palavra de Deus, e assim como os profetas da época de Jeremias, esses profetas não combatem o pecado, antes o corroboram.

Algo a ser destacado no verso 28 é que o texto diz que aquele que “teve um sonho conte o sonho” (ARC), ou o “profeta que tem sonhos conte-o como apenas sonho” (ARA), em contraste com aquele em quem está a palavra do Senhor (o profeta) e que deve pregá-la integralmente; subentendida na expressão “com verdade”.
É tão forte esta afirmação que parece o Senhor comparar sua palavra com o trigo (alimento humano) e o sonho e qualquer outro tipo de revelação, embora verídica, com a palha, que na época de Jeremias era utilizada para “alimentar o gado, fabricar tijolos e como combustível nos fornos de pão”.[3] Talvez seja essa última, a aplicação no texto em questão.

Pode-se obter mais luz quanto a essa idéia explicitada em Jeremias 23.28, observando-se o que diz Números 12.6-8, que aponta que Deus pode dar visões e sonhos, entretanto nada é maior que os oráculos do Senhor, revelados aos seus profetas escolhidos para expô-los.

Há de se extrair de tais afirmações o que está ratificado em Ef.4.11-12 e I Co. 12.28; Deus sempre teve seus ministros, enviados para trazer a instrução puramente divina, em conformidade com a vontade do Senhor. A Pregação hodierna parece eivada de conhecimentos puramente humanos e estratégias que buscam atender o egoísmo do homem ligado só as coisas terrenas (Cl. 3.1,2), pois como disse o Senhor através de Jeremias “não há proveito nenhum nos ensinamentos de tais profetas” (Jr.23.32).

Wanderley Nunes

[1] Bíblia de Estudo Pentecostal, p. 388[1] Dicionário Bíblico Universal, BUCKLAND, A.R., p.52. “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para sua seara” Mt.9.38. BIBLIOGRAFIA Bíblia - Almeida Revista e Atualizada. 2ª Edição, 1995. Bíblia de Estudo Pentecostal - Almeida Revista e Corrigida. 2ª Edição, 1995. BUCKLAND A. R. Dicionário Bíblico Universal. Edição Vida Nova, 1981, São Paulo. [1] Bíblia de Estudo Pentecostal, p. 388 [2] Dicionário Bíblico Universal, BUCKLAND, A.R., p.52. [3] Dicionário Bíblico Universal, BUCKLAND, A.R., p.322.

Nenhum comentário: