quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Há a possibilidade do salvo ter seu nome riscado do livro da vida?



Deve-se reconhecer humildemente que a questão ora apresentada é deveras complexa, suscitando debates e controvérsias os quais remontam ao alvorecer do Cristianismo. Há de se observar, no entanto, que Deus é soberano e essa soberania repousa sobre a tríade basilar dos seus atributos: Onipotência, onipresença e onisciência. Sem qualquer uma dessas atribuições inerentemente Divinas esse excelso ser não poderia ser nominado como tal.
Poderia O Todo-Poderoso riscar o nome do salvo do livro da vida? O que dizem então as escrituras tanto do Antigo como do Novo Testamento sobre esse tema? Para tentar responder a indagações como essas, se faz necessário a compreensão epistemológica dos atributos de Deus: soberania e onisciência. É pertinente também, a observação do pensamento teológico no que diz respeito à salvação e ao juízo Divino para o povo Israelita da Antiga Aliança. Outro fator importante, é a busca da contextualização dos episódios Bíblicos os quais supostamente apontam a existência dessa possibilidade.

A soberania de Deus
A soberania de Deus é por vezes objeto de acaloradas discussões, quando deveria ser alvo de um reverente estudo e de piedosos debates. Simplesmente trazer à baila essa doutrina hoje parece estranho aos Cristãos de quase todos os credos e matizes teológicas. Talvez alguns sentiriam-se diminuídos e coisificados se viessem de algum modo aventar a possibilidade da crença em um ensino como esse, ou pelo menos sua possibilidade.
Sabe-se, todavia, que as coisas de Deus se discernem espiritualmente e por intervenção Divina[1]. Refletir sobre a soberania de Deus deve levar à elucubrações de cunho espiritual, já que pressupostamente uma reflexão teologicamente sadia não deve jamais prescindir da disposição de deixar que o Deus revelado na Bíblia seja o Deus do Cristão do século XXI.
O homem tem em si, desde o principio, o desejo de liberdade, leia-se liberdade no sentido de não reconhecer nem uma espécie de autoridade que lhe seja superior, nem uma força maior que lhe leve e o direcione por caminhos pelos quais, independente dessa vontade maior, jamais percorreria. Ainda assim, quando as contingências da vida lançam por terra sua ilusão quimérica de auto sustentação e independência, então ele se dobra às forças contingentes que não reconhecia até então. Surgem aí as frases e os ditos populares: “Está nas mãos de Deus”, “Deus sabe o que faz, agente não sabe o que diz”, “Ele é Senhor (soberano), sabe o que faz”, “Nada acontece por acaso”, “Essa foi a vontade de Deus”, “Foi Deus que quis assim”.....
Desse modo o homem se rende as contingências pela soberania, mas não reconhece a soberania pelas contingências. O máximo que se tem chegado sobre o alcance da soberania Divina, sendo um piedoso Cristão, é o reconhecimento da total dependência de Deus. O próprio Calvino observou com muita perspicácia esse fenômeno: “Mesmo os santos precisam sentir-se ameaçados por um total colapso das forças humanas, a fim de aprenderem, de suas próprias fraquezas, a depender inteira e unicamente de Deus”[2].
  1. A crença de que Deus é soberano deveria trazer consolo para os Cristãos. Berkhof[3] com muita propriedade fala que a soberania Divina é expressa não somente na sua vontade, mas de igual modo em sua onipotência. Entretanto, é salutar notar que mesmo tendo Deus o poder absoluto, está ao mesmo tempo compromissado com os seus demais atributos, os quais ele próprio deliberou e sancionou na eternidade, tais como: Justiça e santidade. Ele não é arbitrário, nem incoerente consigo mesmo. Assim sendo, existem coisas as quais são impossíveis ao seu próprio ser, como: não poder pecar, mentir, mudar ou negar a si próprio[4].
A soberania de Deus é de alcance universal, absoluta e imutável. Ela é universal, pois compreende o mundo todo, estendendo-se a todas as coisas criadas animadas ou inanimadas, desde o ser vivo mais ínfimo até ao mais portentoso e complexo[5]. É absoluta, pois nada ou ninguém pode impedir o seu querer ou os seus propósitos, já que os mesmos foram decretados na eternidade e levados a efeito no tempo. No que diz a alguns fatos mencionados nas Escrituras, sabe-se que muitos deles ocorreram por meio da intervenção direta de Deus, podendo-se citar: a eleição, a criação, a encarnação do Logos..... . Outros se realizaram no tempo e espaço tendo como agente causal o homem, exemplo: O decreto fez com que Cristo fosse crucificado, entretanto isto não significa obrigatoriamente que alguém especificamente tomasse essa atitude, ninguém de forma deliberada foi forçado a isso. No episódio da morte de Cristo, aqueles que o crucificaram estavam dando vazão pura e simplesmente aos seus sentimentos vis a respeito de Jesus: “A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos[6]”; cumpriram dessa forma o decreto e propósito de Deus. Não tendo percepção espiritual, crucificaram o Senhor da glória.[7]

A onipotência de Deus
A palavra onipotência fala do ser que é Todo-Poderoso em si mesmo, não estando circunscrito a um determinado tempo ou lugar, não havendo nada ou ninguém que o limite ou restrinja. Advém da junção de dois vocábulos do latim “omnis” e “potentia” e significam “todo poder”. Este atributo aplicado a Deus mostra que Seu poder é ilimitado; a onipotência de Deus é aquele atributo pelo qual Ele pode levar a efeito qualquer coisa que deseje.
“Bem sei que tudo podes”; “Acaso para Deus há cousa demasiadamente difícil?”[8] Mesmo as ações satânicas estão limitadas por Deus. Na Nova aliança o maligno não pode tocar nos filhos de Deus[9], aqueles que foram selados com o Espírito Santo[10]; já que no Novo Concerto a Igreja como um todo é morada de Deus[11], bem como individualmente todos os crentes são Santuário do Altíssimo[12].
Logo, Deus é a fonte e a emanação de todo poder nos céus e na terra. Davi ao ofertar para a construção do templo reconheceu o domínio do Senhor: “Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos”.[13] Noutro lugar tal fato é ressaltado: “E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.”[14]
A crença na onipotência de Deus deve trazer um grande suporte para a vida de todo Cristão piedoso, pois a confiança daquele que tem o Deus da Bíblia como Senhor deve descansar na premissa de que mesmo os poderes e autoridades deste século estão sujeitos às orientações e desígnios Divinos[15], mesmo que aparentemente pareçam deter um poder grandioso, ainda assim estão submissos mesmo com desconhecimento de causa, a um poder infinitamente maior, a cuja vista nada lhe escapa, nada foge ao seu controle[16].
A ação da onipotência e soberania de Deus se observam também nas contingências da vida, quando surgem enfermidades, acidentes e problemas dos mais diversos. São nessas ocasiões que o Todo Poderoso impinge sobre o homem a sua onipotência e soberania, e por outro lado o cristão tem a oportunidade de reconhecê-la.
Mesmo quando Deus frustra os desejos humanos ou não corresponde aos seus interesses, é porque está agindo conforme os seus propósitos eternos, os quais são e serão sempre maiores do que o pequeno e limitado conhecimento do homem a cerca da sua vontade: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR...” Paulo por sua vez escreve: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós[17]. Assim deve-se reconhecer que Deus sempre fará o que lhe apraz, bem como permitirá que aconteça o que convém ao seu propósito maior[18].

A ideia de salvação no Antigo Testamento
Nas escrituras veterotestamentárias, a ideia de salvação como seria mais tarde manifestada no Novo Testamento não existia, e isso é fato como taxativamente menciona Eichrodt: “[...] Está claro que a única coisa que se tem consciência é a existência terrena e natural de Israel, sem levar em conta uma consumação da história” [19]. É preponderante a observação tanto da teologia da salvação, quanto do próprio significado deste vocábulo para o fiel do Antigo Testamento.
A palavra “Sotria” provém de um radical que significa conservar são e salvo, preservar, não matar, perdoar, curar. Assim, a palavra traz o significado de salvação, conservação, segurança. Tanto poderia designar o estado da salvação, como o meio para adquirir esta salvação. Enfim, qualquer meio para o sentimento de bem-estar da pessoa[20].
Na Septuaginta ela aparece 155 vezes, mostrando toda a gama de significados que pode adquirir. Pode indicar uma simples segurança[21], a libertação do jugo inimigo[22], em última instância algo proporcionado somente por Deus[23]. Ela é mais abundante nos Salmos (34 vezes) e Isaías (15 vezes).
O verbo “Sozo”, juntamente com seus cognatos traduz na Septuaginta vários termos hebraicos:
·significando “salvar” como quem toma à força um despojo de guerra;
·Salvação no sentido mais amplo. É a salvação total e por completo, sempre ligada ao conceito meramente físico da acepção do termo, sendo mais abundante nos Salmos (76 vezes) e em Isaías (34 vezes);
· Salvação no sentido de proporcionar a fuga de um prisioneiro, em especial quando há risco de morte[24];
· Salvação no sentido de arrebatamento de algum perigo, como um feito heróico[25];
· Salvação como uma expressão quase que exclusiva de Salmos (das 27 vezes na qual aparece no Antigo Testamento, somente 19 estão nos Salmos).– a ênfase é no pedido a Deus para o livramento de todas as situações.
Porém, para o substantivo traduzido por salvação no hebraico somente a raiz é utilizada. Assim, tem-se “salvação” com diferentes acepções, sempre ligada a salvação meramente corpórea. “Sotria” também é traduzida como “paz”.[26] Pode-se dizer que a ideia teológica de salvação como demonstrado no Novo Testamento não é sequer mencionada nos escritos veterotestamentários, com exceção dos Salmos e Isaías, ainda que de forma velada.
Qual seria o motivo? Os textos sagrados do Antigo Pacto foram redigidos sob a ótica das Alianças: Abraâmica, Davídica, Mosaica... Os quais falam prioritariamente de um povo, de uma terra e de uma nação[27]. Conclui-se então, que a ideia de salvação no Antigo Testamento é basicamente secular, terrena e materialista.
Além de acrescentarem à teologia Judaica a interpretação do conceito soteriológico de que só o Senhor salva[28], os livros de Salmos e Isaías procuram, outrossim, dogmatizar a crença de que só o Altíssimo é verdadeiramente monarca: “Eu sou o SENHOR, e fora de mim não Salvador”[29]  “A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção”[30].
“O SENHOR se assentou sobre o dilúvio; o SENHOR se assenta como Rei, perpetuamente”[31]. Noutro lugar: “O SENHOR reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração”[32].
“Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos”[33]. O clamor profético é ouvido: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
Depois de se analisar o termo “salvação” e observando que o plano salvífico é progressivo, assim como o é toda revelação Escriturística, respeitando sempre a cosmovisão, fatores ideológicos e filosóficos dos escritores inspirados, como também dos receptores primários aos quais as mensagens foram dirigidas, parece claro que o fiel do Antigo concerto possuía olhos tão somente para as promessas pactuais da Aliança, que lhe prometia uma vida de regozijo, saúde, prosperidade e segurança[34], tendo como base a obediência ao pacto e a presença do Deus dos Israelitas, o único todo- suficiente para seu povo[35].
Os escritos veterotestamentários, ainda que de forma tímida e inexata, apontam para a iminente necessidade de um novo tempo e uma nova Jerusalém. Salvação nesse ideário parece significar vitória e libertação sobre aquilo que embaraça e impede o perfeito usufruto das benesses da aliança, que conforme essa visão são nominadas como maldições: Reveses e prejuízos na cidade e no campo; perda dos animais, desgosto concernente aos próprios filhos; peste, seca, derrota ante o inimigo[36]...
Pode-se deduzir mediante as provas bíblicas já citadas, a inexistência de um julgamento e uma recompensa para alma na teologia do Antigo pacto: O julgamento nesse prisma é aqui, a recompensa também; observa-se uma teologia claramente retributiva; onde a benção e a vitória estão estreitamente ligadas à fidelidade ao pacto; Salvação é uma vida em consonância com o pacto; a morte ao contrário, é derrota e símbolo da desobediência pactual[37].

De qual livro Moisés pediu para ter o nome riscado?
É de suma importância a observação de que o conceito de salvação como é visto no Novo Testamento, era desconhecido ao povo da Antiga aliança. Se a ideia de alma, julgamento e castigo eterno não existiam, fica então a pergunta: De qual livro Moisés pediu para ter o nome riscado? Convém também admitir, que muitos dos que escrevem e pregam as Escrituras esquecem ou desconhecem, que deve haver cuidado para não fazer do seu pensamento o pensamento do escritor bíblico; da sua ideologia a ideologia dos profetas, usando para isso as lentes de sua visão do mundo, renunciando ao respeito que se deve ao escriba sagrado, ao tempo e à cultura em que viveu, e sobretudo ao Deus que o inspirou.
Outrossim, é salutar o esclarecimento de que há muitas teologias na Bíblia, porém cabe aqui reduzi-las, para o alcance até mesmo daquele que é leigo no assunto. De forma básica, há duas teologias, as quais englobam todas as outras: Teologia do Antigo Testamento e Teologia do Novo Testamento.
O episódio no qual Moisés pede para ter o seu nome riscado do livro encontra-se no Antigo Testamento, debaixo de uma teologia ainda muito limitada se comparada com a do Novo Concerto. Sem visão do céu, da encarnação do Verbo de Deus, de uma Nova Aliança e uma nova Jerusalém vinda diretamente do trono da Majestade Divina. A visão e o alvo Mosaico eram totalmente físicos e temporais. Conforme esse prisma pode-se apreender o que Moisés e os escritores veterotestamentários mais próximos dele tem a dizer sobre o livro de Deus.
O próprio Moisés faz apenas uma única menção no pentateuco semelhante aquela registrada em Êxodo: “O SENHOR não lhe quererá perdoar; antes, fumegará a ira do SENHOR e o seu zelo sobre tal homem, e toda maldição escrita neste livro jazerá sobre ele; e o SENHOR lhe apagará o nome de debaixo do céu”[38].
É importante notar que no citado texto, “apagar” o nome não tem ligação nenhuma com salvação eterna, já que o contexto fala claramente de julgamento temporal. Ter o nome apagado, refere-se à morte e a impossibilidade de deixar uma descendência que o perpetue. É ser relegado ao esquecimento como se nunca houvera existido.[39]
Outro texto que merece atenção se encontra nos Salmos: “Sejam riscados do livro dos vivos e não tenham registro com os justos”[40]. Outra vez a ênfase é na justiça retributiva e temporal: que a indignação do altíssimo seja derramada sobre os seus perseguidores; que sua morada fique deserta, pois perseguem aquele que já foi punido por Deus; que suas iniquidades sejam somadas a fim de não obterem perdão. E finalmente, o salmista deseja que os nomes dos que o perseguem sejam riscados do livro dos “vivos”[41].
Pode-se citar ainda outra passagem dos Salmos em que a ênfase é dirigida a pré-conhecimento Divino com relação a vida física do homem: “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”[42].
Com a nítida visão do pensamento veterotestamentário no que se relaciona a uma vida meramente terrena, é que se consegue depreender o exarado em Êxodo: “Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste”[43]. A intenção de Moisés, segundo essa visão teológica, não era jamais pedir para perder a salvação, pois não havia nesse período conhecimento de que existisse uma. Era sim, o pedido de um homem que desejava salvar o seu povo da morte iminente; para isso estava disposto a renunciar a própria existência física, não tendo mais o direito de preservar o nome através da sua descendência, nem levar adiante a grande tarefa para qual fora comissionado, pois a partir daquele momento seria como se nunca houvera existido.

Considerações finais
Há de se observar a importância de uma abordagem como essa, onde se empreende uma investigação séria pela realidade dos fatos, a começar pela busca do entendimento da soberania e onipotência Divina, os quais por si só demonstram que Deus realiza todo o conselho da sua vontade, sendo Todo-Poderoso para de forma cabal levá-la a efeito. Se porventura, há temor e tremor naquele que perscruta as Sagradas letras, a análise do termo “salvação” conforme abordado aqui é de muita valia, pois de forma cristalina e inexorável deixa aclarado que esse termo, no ideário veterotestamentário, carece da luz mais tarde revelada no Novo Concerto.
Por fim, cai por terra de forma inequívoca, o pensamento de que o livro do qual Moisés pede para ser riscado, acaso o povo fosse destruído, era o livro da vida relatado no Novo Testamento, já que era algo totalmente estranho ao pensamento e fé do grande profeta. Para ele, ter o nome riscado do livro era perder a vida física, a entrada na terra da promissão e as suas prerrogativas de grande profeta de Israel. Era tão somente, uma atitude sacrificial e heróica de um homem que amava o seu povo e confiava na misericórdia do seu Deus.
Wanderley Nunes.
.



[1]               I Co.2.14; Mt.11.25.
[2]               Calvino, Joâo, Exposição de II Coríntios, p. 22.
[3]             Berkhof, Louis, teologia sistemática, p.76,77
[4] I Sm 15.29; Hb.6.18; Nm.23.19; Ml. 3.6;Tg.1.13,17. II Tm.2.13.
[5] Sl. 103.19; Dn.4.17; Mt. 10.29-31.
[6] At. 2.23.
[7] I Co.2.8
[8] Jó. 42.2; Gn.18.14.
[9] I Jo.5.18.
[10] Ef.1. 13; Ef. 4.30.
[11] I Co.3.16.
[12] I Co.6.19.
[13]  I Cr.29.14
[14]  I Cr.29.12.
[15] Rm.13.1; I Pe.3.22.
[16] Is. 31.1-3. Ao longo da história pode-se observar reinos e ditadores que se levantaram, porém de modo inesperado e surpreendente foram á bancarrota, demonstrando claramente que homem nenhum tem poder em si mesmo.
[17]  Is.55.8,9.; Ef.3.20.
[18]  Rm.8.28.
[19]  Eichrodt, Walther, Teologia do Antigo Testamento, p 429.
[20]  Nessa abordagem exegética salientamos o nosso débito, bem como nossa gratidão ao excelente trabalho registrado no site: http://doaldofb.sites.uol.com.br
[21]  Gn.26.31
[22]  Jz.15.18
[23]  Gn.49.18
[24]  I Sm. 19.11
[25]  Ex. 2.19
[26]  Gn.26.31
[27]  Gn.12.1-3;Ex.19.3;Ex 40.38;II Sm.7.5-17.
[28]  Aqui no sentido  de livramento físico mesmo, não mencionando nenhuma ação concernente ao céu ou a vida espiritual .
[29] Is.43.11.
[30] Sl.3.8
[31] Sl.29.10
[32] Sl.146.10
[33] Is.25.9
[34] Dt.28.1-14
[35] Nm.23.21
[36] Dt.28.15-68
[37] Dt.24.16; Dt.30.19,20
[38]  Dt.29.20. É pertinente observar todo o contexto, sobretudo a partir do versículo 9.
[39] II Rs. 14.27; Sl.41.5; Sl.83.4
[40] Sl.69.28.  Se for admitida a autoria Mosaica do Salmo 90 (1430 a.C, aproximadamente), esse livro foi composto num período de 1000 anos. Outros autores remetem os Salmos à diversas épocas : Davi (1020-970), Salomão ( 970-931), também são citados os filhos de Asafe e de Coré, supostamente antes do exílio, bem como a época dos “homens de Ezequias”, que cobre um período de cerca de 700 a.C. E. Ellisen,Stanley, Conheça melhor O Antigo Testamento, p.161.
      Vê-se aqui certa proximidade de tempo, entre os Salmos e Deuteronômio ( cerca de 1405 a.C) que sabe-se, influencia em muito a teologia de cada época. Outro fator a ser analisado é a teologia retributiva, encontrada nos Salmos, muito semelhante aquela encontrada em Deuteronômio.
[41]  Sl.69.24-28. A tradução “livro dos vivos”, parece ser a mais correta para  o vocábulo  usado na septuaginta:  “Biblos zoeton” , já que  diz  respeito a destruição puramente física, além de ser essa a ideia  original do texto.
[42]  Sl.139.16.
[43]  Ex.32.32.

2 comentários:

Igreja Cristã Gileade Conj. Esperança disse...

Graça e Paz,

Excelente estudo. Na antiga aliança entendi e na nova(Ap 3.5) como ficamos? O que não vencer Ele Risca?

"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."

Unknown disse...

Muito bom estudo; esclarecedor, tirou as minhas duvidas acerca do que disse Moisés na referida passagem bíblica.