domingo, 28 de agosto de 2011

Revelação e iluminação das Escrituras

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Para que haja a perfeita adoração a Deus é de suma importância que os cristãos tenham conhecimento do modo como Deus se manifestou e se fez compreender no passado, e como se manifesta hoje.
Não há como o homem, em sua limitação e estado atual, ter um conhecimento perfeito de Deus, já que conforme escreveu Paulo, isso só acontecerá plenamente quando estivermos diante do Senhor ( I Co. 13.10,12) No entanto, existe a possibilidade do homem conhecer a Deus o suficiente para suprir suas necessidades concernentes à vida atual e porvir. Porém, o homem só logrará êxito na busca de conhecimento da palavra de Deus se aprouver ao Senhor revelar-lhe (Mt.11.25; Mt. 16 15-17).
Revelação
Esse é um vocábulo grego αποκαλυψις [apokalupsis] que significa: levantar ou retirar o véu. É um termo aplicado aos Escritos Bíblicos e seus ensinos e profecias dados diretamente por Deus, com o intuito de que seus desígnios e propósitos eternos cheguem ao homem. Para melhor compreensão é importante observar os tipos de revelações dadas ao homem.
  1. Revelação geral: Através da criação (Sl.19.1; 97, 1), da natureza (Rm 1.20), e do testemunho que Deus dá de si mesmo (At.14. 17).
  2. Revelação especial: Pela Escritura (II Tm. 3.16); Pela manifestação de Deus em carne (Jo.1.1; 20.28; I Jo.5.20; Cl.2.9); Deus se faz homem para trazer a salvação para os que crêem (Jo 1. 12,13).
Iluminação - Compreendendo a palavra
Dize-se que houve “iluminação” quando o homem consegue compreender uma doutrina ou porção das Escrituras que até então lhe era obscura. O termo “inspiração” teologicamente falando, é usado apenas para os escritos Bíblicos; aqueles que servem a Deus e estudam a sua palavra recebem “iluminação”, capacidade de compreendê-la, como bem enfatizou Paulo : "Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos " (Ef 1.18).
A iluminação em regra, vem depois da exposição da palavra de Deus (Rm.10.17). Quando alguém é iluminado, significa que passou a ter uma visão original da Palavra de Deus, ou seja, passa a compreendê-la com o mesmo significado que foi passada para os primeiros cristãos na era apostólica.
Deus usa homens
Na história da Igreja, desde os primórdios apostólicos, o Senhor comissionou homens para que levassem a sua palavra até os confins da terra. Em Jerusalém a princípio Deus chamou Pedro para pregar para o mudo de então, no qual se incluíam os gentios (At. 15.7).
A Escritura deixa claro que o apóstolo Pedro toma essa posição só até o advento de Paulo, o apóstolo dos gentios, com quem de modo efetivo se inicia a primeira dispensação ou “era” para os gentios (não Judeus).
Paulo o primeiro mensageiro para os gentios
Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo separado para o evangelho de Deus”. Rm. 1:1.
Porque convosco falo, Gentios, que, enquanto for Apóstolo dos Gentios, glorificarei o meu ministério”. Rm. 11:13.
O Senhor foi buscar no próprio Judaísmo o austero e zeloso Saulo, cujo nome significa: Pedido; denotando assim que os seus pais oraram a Deus em busca de um filho homem, o que era de muita importância na religião judaica, para assim perpetuar as suas tradições. Ao ser convertido à fé em Cristo, no caminho de Damasco (At. 22.6, 15, 21), adota o nome gentílico, mais precisamente Romano, Paulo, que quer dizer: pequeno; numa clara demonstração de desprendimento, que é o verdadeiro espírito do Cristianismo.
A mensagem que Paulo trouxe, não era fruto de uma convivência física com os apóstolos, e muito menos com o Senhor, que aliás, ele nem conheceu pessoalmente. Foi sim, o resultado de um chamado de Deus e de seguidas revelações, que punham o seu ministério em um patamar muito superior aos dos outros apóstolos.
“Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”. Gl. 1:11-12.
Paulo foi chamado para levar as boas novas (evangelho) aos Gentios. A seu respeito estava profetizado. Is. 49.6. “... também te dei para luz dos Gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra”. E ele próprio discerniu essa profecia, At. 13.46-47.
“Antes pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão (porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para os Gentios. Gl. 2.8)”.
“E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a Graça que se me havia dado, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fossemos aos Gentios e eles à circuncisão”. Gl. 2.9.
Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos Gentios, na fé e na verdade”. I Tm. 2.7.
Paulo trouxe a revelação da graça de Deus
“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” (At. 20.24).
A mensagem para os gentios, é na verdade a mensagem do pacto da graça evidenciado de modo inconteste por Paulo, porém esquecido nas dispensações subsequentes. Deve ficar bem claro que o cânon das Escrituras está fechado e o que Paulo recebeu e escreveu como “revelação” de Deus, agora é discernido pela unção profética da mensagem restauradora.
Quando a mensagem é exposta hoje, Deus abre o entendimento daquele que é seu para que compreenda a palavra. Pode-se apontar como exemplo Lidia (At.16.14-15) que ouviu a palavra, pois o Senhor lhe dera ouvidos para atender as palavras de Paulo.
Outro exemplo significativo pode ser encontrado no eunuco Etíope (At.8.26-39), vinha lendo a revelação (Escritura), porém não possuía a iluminação, foi necessário que Filipe lhe expusesse a palavra para que o Espirito de Deus abrisse o seu entendimento. É pertinente dizer que a obra é do Espirito de Deus, porém ele só irá atuar para trazer a clareza da palavra através daquele que ele iluminou e comissionou para isso.
A Mensagem restauradora traz a iluminação para hoje
A mensagem da graça foi pregada por Paulo, entretanto foi esquecida com a passagem do tempo e sobretudo com a apostasia que vem tomando conta da Igreja ao longo dos séculos. Em 31 de outubro de 1517 eclodiu a reforma protestante quando Lutero deixou afixado suas 95 teses na porta do templo de Witemberg, protestando contra diversos pontos doutrinários da religião estabelecida, dentre eles, a venda das indulgências (venda do perdão de pecados).
Ainda hoje, vê-se claramente na Igreja atual esse triste legado herdado do romanismo. O catolicismo ainda ensina tal prática, ainda que de uma maneira discreta. O modo mercantilista de tratá-las mudou um pouco, tornando-se algo velado, todavia as filhas (Ap.17.5), grupos religiosos que surgiram nesse rastro, tomaram esse legado mamonico (Mt.6.24) para si e o abraçaram com força total.
Isso é a apostasia já dantes profetizada (I Tm. 4.1) . É importante salientar que a reforma trouxe um sopro de vida com relação a graça de Deus, entretanto, mesmo ela ficou relegada ao esquecimento, já que a Igreja hoje vive propalando indulgências modernas, embora com outros nomes: (sabonete,toalha,rosa,sal e água “ungidos”, descarregos, fogueiras, onde se paga para minimizar a morte salvífica de Cristo, no afã de resolver seus problemas pessoais). Isso é um insulto à graça de Deus, é desconsiderar o sacrifício do Senhor Jesus: “ De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano (comum) o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo (insulto, ultraje, ofensa) ao Espírito da graça? ” ( Hb. 10. 29).
Em Atos 3.21 há uma promessa: “O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.”
O texto enfatiza que antes da vinda de Cristo haveria uma restauração, Deus agiria como sempre agiu e enviaria uma mensagem de restauração. É nesse tempo que estamos vivendo, esta é a dispensação mais negra de todas, quando a Igreja é Laodiceiana (veja o artigo : “ Há esperança para Laodicéia?), estabelecendo ao seu bel prazer o seu “deus” e o seu modo politeísta e mamonico de adorá-lo.
Porém é nessa hora final que o Senhor em seu eterno propósito têm enviado uma mensagem completa de restauração, abrangendo tudo o que não pôde ser alcançado nas dispensações anteriores, resgatando os eleitos de Laodicéia e os trazendo para a dispensação do Reino de Deus (Cl. 1.13).
Pr. Wanderley Nunes.

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