quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hebreus 13.10

“Possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo”.
É preciso compreender que a fé em Jesus (evito agora falar em cristianismo, pois o termo está amplamente comprometido com religiosidade, paganismo, judaísmo e afins) não possui nem uma vinculação com a legalidade imposta pelas leis judaicas. Não há nenhuma afinidade, nem interdependência entre ambas, na verdade, elas são excludentes.
Por isso, depois de todo um arrazoado sobre o novo concerto, o escritor da carta aos hebreus, de maneira forte e incisiva diz que aqueles que abraçaram a fé em Cristo possuem um altar; aqui claramente há uma figura de linguagem chamada metonímia, ( A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido) já que “altar” se encontra no sentido de sacrifício, pois os sacerdotes não se alimentavam do altar e sim do sacrifício nele realizado.
O texto afirma categoricamente que “os que ministram no tabernáculo”, apontando para os sacerdotes judeus, não tem “o direito” de comer desse altar (leia-se: sacrifício). A palavra “direito” fala de legalidade conquistada. Jesus, humanamente falando, não possuía o “direito” de servir sacerdotalmente no templo de Jerusalém, pelo fato de não ser da tribo de Levi.
“Ora, se ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, havendo já os que oferecem dons segundo a lei” ( Hb. 8.4).
“Porque aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém ainda serviu ao altar” ( Hb.7.13).
Ele era sacerdote de outra ordem, superior as convenções humanas, Jesus era da ordem de Melquisedeque, seu sacerdotalismo era espiritual e eterno. Do mesmo modo como foi impossível para Cristo exercer o sacerdócio nos moldes judaizantes, por não possuir as prerrogativas para isso, também todos os que querem se justificar pela lei (judaísmo cristão), com seus “montes”, vigílias, jejuns, dias de guarda, regras alimentares, etc... , não tem o direito de usufruir da graça do evangelho.
O termo “comer” aponta nitidamente para comunhão, desfrute. Quem vive como ministro sacerdotal judaico, não tem nenhum direito de usufruir da comunhão com Cristo. “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça”. (Rm.11.6). “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes” ( Gl.5.4).
O fator preponderante quando se fala do sacrifício que Jesus fez, em comparação aos sacrifícios judaicos-ritualísticos-cristãos, é que aquele feito por Cristo foi único, perfeito, por isso realizado de uma vez por todas. “E não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção” (Hb. 9.12).
“Mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hb. 9.26 ). “Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados”. (Hb. 10.14).
Buscar a justificação por intermédio do que fazemos e não pelo que Cristo fez, é aniquilar o sacrifício de Cristo e ultrajar o espírito da graça, tornando o que Jesus fez comum (leia-se: profano, ou seja, sem valor diante de Deus, Hb. 10.29). Quando se realizava um sacrifício a Deus na antiga aliança, logo em seguida havia necessidade de outro e outro...
Jesus retrata para a samaritana de modo perfeito o que possuímos, quando cremos nele: “Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede (antiga aliança); mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; (nova aliança) pelo contrário, a água que eu lhe der (o Espírito Santo) se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. (Jo.4.13,14).
Temos um altar (um sacrifício perfeito, Jesus), do qual não têm direito de comer (de usufruir) os que ministram no tabernáculo (os que preferem se justificar pelas obras).
Em Cristo, Wanderley Nunes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Glórias ao Senhor Jesus !!!

Unknown disse...

Obrigado pelo estudo, Deus nos abençoe.

JONAS disse...

Tirou minha dúvida. Deus abençoe

Unknown disse...

Parabéns pelo estudo, e que Deus continue te abençoando !.

Unknown disse...

Glória a Deus!