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quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
sábado, 24 de dezembro de 2016
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Mensagem Restauradora - Wanderley Nunes
Espalhando a boa semente do Evangelho que possui vida em si mesma...
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terça-feira, 20 de dezembro de 2016
Provérbios 1.5-9. Só os loucos desprezam a sabedoria.
Comentário de Provérbios
Provérbios 1.5-9. Só
os loucos desprezam a sabedoria.
5 Ouça o sábio e
cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade
6 para entender
provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.
7 O temor do SENHOR é
o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
8 Filho meu, ouve o
ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
9 Porque serão
diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.
No versículo 5, é
interessante notar que se aconselha ao sábio que ouça, dê ouvidos, obedeça. O
escritor parece acreditar que só o sábio terá aptidão para crescer em
prudência.
Vale salientar,
que sábio no âmbito em que foi redigido
o texto, é antes de tudo, um piedoso judeu, pois a verdadeira sabedoria – é a
temática de todo o livro – é
prerrogativa de quem teme a Deus.
O sábio que se deixa
instruir adquire a condição (habilidade) de compreender o ensino sapiencial,
pois somente o sábio reconhece, ama e busca a sabedoria.
O temor do SENHOR é o
princípio do saber.
Eis aqui a chave e o
segredo do sucesso. Conhecer a torah e os profetas, sobretudo pô-los em
prática, mais do que sabedoria, era um dever de todo cidadão israelita.
Quando se observava
um judeu próspero, com muitos bens, saúde, e uma família estável, se reconhecia
facilmente um patriarca sábio e fiel à lei.
[…]mas os loucos
desprezam a sabedoria e o ensino.
Os loucos aqui, são
todos que não têm ciência da lei e dos profetas. A loucura referida pelo
escritor, faz uma analogia entre aquele que não conhece os ditos proféticos da
lei – por isso erram – e aqueles que não possuem o perfeito gozo das faculdades
mentais – por isso não discernem entre o real e o irreal, entre o certo e o
errado - logo, por não conseguirem
captar, apreender, e discernir o real valor dos ensinos da lei, é que desprezam
aquilo que lhes daria erudição para a vida.
É interessante notar
que a instrução sai da esfera da torah e dos profetas, ou seja, da
autoridade “divina”, para a familiar.
O que se recebe da
lei, deve ser posto em prática, a começar pela família, essa é a grande lição
aqui. Diadema de graça e colar, tipificam a beleza e riqueza de uma vida ética,
adornada pela moralidade prática, resultado de uma vida pautada pelos ditames
da lei.
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segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Comentário de Provérbios (Introdução) - Provérbios 1.1-4. Para aprender sabedoria e prudência.
Comentário de Provérbios.
Provérbios 1.1-4. Para aprender sabedoria e prudência.
1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel.
2 Para aprender a sabedoria e o ensino; para
entender as palavras de inteligência;
3 para obter o ensino do bom proceder, a
justiça, o juízo e a equidade;
4 para dar aos simples prudência e aos
jovens, conhecimento e bom siso.
O termo “provérbios”
(masal no hebraico) traz em si um significado de “comparação”, porém foi
ganhando ao longo do tempo uma acepção mais elástica, podendo ser visto como
uma alegoria, máxima, ou até um sermão, chegando finalmente à ideia de uma
expressão ou dito sábio.
Estamos lidando aqui
com a cultura judaica, pré ou pós exílica, no entanto, com fortes traços da
teologia retributiva, encontrada sobretudo em Deuteronômio 28 (aliança
Mosaica).
“Ensino” (mûsar) tem a ver com instrução,
treinamento, prática. Logo, o que parece ser dito no início do versículo 2 é: Para se
ter moralidade – sabedoria posta em prática – é imprescindível treinamento.
O pensamento ora exposto,
é da necessidade de uma mentoria, que ensine e conduza o discípulo a prática, esse papel é
desempenhado pelos provérbios sapienciais.
Ainda
no mesmo verso surge: para entender as palavras de inteligência. “Entender”,
está no sentido de compreender, discernir. Só com discernimento se poderá
efetivamente absorver os ensinos proverbiais.
A
suma do que lemos nos versículos um e dois é: Os provérbios foram escritos para
prover o homem – judeu – de uma moralidade que o levasse a ser um cidadão
conforme prescrevia a torah.
Segundo
o escritor, só alguém bem instruído, com a compreensão exata dos valores de sua
nação e fé, poderia internalizar e expressar a inteligência e sabedoria a ele
ofertadas.
Para obter o ensino
do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade.
Fazendo o exercício
da sensatez - bom proceder – é que a ética e a moralidade triunfarão. Três
palavras são usadas para falar do resultado do processo:
Justiça: O termo não é usado
simplesmente como antônimo de injustiça, mas sim como virtude do cidadão de bem
– ele não é ímpio (gentio), nem age como tal - ele é justo porque pratica a
justiça e não unicamente por fazer parte de Israel, usando o juízo (julgamento)
com equilíbrio e imparcialidade (equidade).
Para dar aos simples
prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso.
É importante observar
o uso da palavra “simples”, no texto, é alguém desprovido das benesses da
aliança, um gentio, ou um israelita apóstata.
O significado nunca é
o de alguém ingênuo ou tolo, mas sim de alguém “desligado” que não leva a sério
a vida e muito menos a fé.
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terça-feira, 29 de novembro de 2016
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