terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Provérbios 1.5-9. Só os loucos desprezam a sabedoria.


Comentário de Provérbios

Provérbios 1.5-9. Só os loucos desprezam a sabedoria.

5 Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade
6 para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.
7 O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
8 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
9 Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.

No versículo 5, é interessante notar que se aconselha ao sábio que ouça, dê ouvidos, obedeça. O escritor parece acreditar que só o sábio terá aptidão para crescer em prudência.
Vale salientar, que  sábio no âmbito em que foi redigido o texto, é antes de tudo, um piedoso judeu, pois a verdadeira sabedoria – é a temática de todo o livro –  é prerrogativa de quem teme a Deus.
O sábio que se deixa instruir adquire a condição (habilidade) de compreender o ensino sapiencial, pois somente o sábio reconhece, ama e busca a sabedoria.
O temor do SENHOR é o princípio do saber.
Eis aqui a chave e o segredo do sucesso. Conhecer a torah e os profetas, sobretudo pô-los em prática, mais do que sabedoria, era um dever de todo cidadão israelita.
Quando se observava um judeu próspero, com muitos bens, saúde, e uma família estável, se reconhecia facilmente um patriarca sábio e fiel à lei.
[…]mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
Os loucos aqui, são todos que não têm ciência da lei e dos profetas. A loucura referida pelo escritor, faz uma analogia entre aquele que não conhece os ditos proféticos da lei – por isso erram – e aqueles que não possuem o perfeito gozo das faculdades mentais – por isso não discernem entre o real e o irreal, entre o certo e o errado -  logo, por não conseguirem captar, apreender, e discernir o real valor dos ensinos da lei, é que desprezam aquilo que lhes daria erudição para a vida.
É interessante notar que a instrução sai da esfera da torah e dos profetas, ou seja, da autoridade “divina”, para a familiar.
O que se recebe da lei, deve ser posto em prática, a começar pela família, essa é a grande lição aqui. Diadema de graça e colar, tipificam a beleza e riqueza de uma vida ética, adornada pela moralidade prática, resultado de uma vida pautada pelos ditames da lei.


Wanderley Nunes.




quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Comentário de Provérbios (Introdução) - Provérbios 1.1-4. Para aprender sabedoria e prudência.


Comentário de Provérbios.

Provérbios 1.1-4. Para aprender sabedoria e prudência.

1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel.
2 Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência;
3 para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade;
4 para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso.

O termo “provérbios” (masal no hebraico) traz em si um significado de “comparação”, porém foi ganhando ao longo do tempo uma acepção mais elástica, podendo ser visto como uma alegoria, máxima, ou até um sermão, chegando finalmente à ideia de uma expressão ou dito sábio.
O versículo dois, diz que os provérbios servem para o aprendizado da sabedoria e do ensino. É bom que fique entendido, que a sabedoria referida no texto, é a sabedoria moral, cuja a prática redunda em um bom nome e bençãos.
Estamos lidando aqui com a cultura judaica, pré ou pós exílica, no entanto, com fortes traços da teologia retributiva, encontrada sobretudo em Deuteronômio 28 (aliança Mosaica).

Ensino” (mûsar) tem a ver com instrução, treinamento, prática. Logo, o que parece ser dito no início do versículo 2 é: Para se ter moralidade – sabedoria posta em prática – é imprescindível treinamento.

O pensamento ora exposto, é da necessidade de uma mentoria, que ensine e conduza o discípulo a prática, esse papel é desempenhado pelos provérbios sapienciais.

Ainda no mesmo verso surge: para entender as palavras de inteligência. “Entender”, está no sentido de compreender, discernir. Só com discernimento se poderá efetivamente absorver os ensinos proverbiais.
A suma do que lemos nos versículos um e dois é: Os provérbios foram escritos para prover o homem – judeu – de uma moralidade que o levasse a ser um cidadão conforme prescrevia a torah.
Segundo o escritor, só alguém bem instruído, com a compreensão exata dos valores de sua nação e fé, poderia internalizar e expressar a inteligência e sabedoria a ele ofertadas.
Para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade.
Fazendo o exercício da sensatez - bom proceder – é que a ética e a moralidade triunfarão. Três palavras são usadas para falar do resultado do processo:
Justiça: O termo não é usado simplesmente como antônimo de injustiça, mas sim como virtude do cidadão de bem – ele não é ímpio (gentio), nem age como tal - ele é justo porque pratica a justiça e não unicamente por fazer parte de Israel, usando o juízo (julgamento) com equilíbrio e imparcialidade (equidade).
Para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso.
É importante observar o uso da palavra “simples”, no texto, é alguém desprovido das benesses da aliança, um gentio, ou um israelita apóstata.
O significado nunca é o de alguém ingênuo ou tolo, mas sim de alguém “desligado” que não leva a sério a vida e muito menos a fé.


Wanderley Nunes.



terça-feira, 29 de novembro de 2016

Mini Curso - Programa 5S - Álbum de Fotos


Mini Curso - Programa 5S



O 5S os orienta a observar, avaliar e tomar decisões adequadas para nosso crescimento como pessoa, cidadão e profissional.

Mini Curso - Programa 5S - Álbum de Fotos

Realizado em Novembro de 2016



O 5S os orienta a observar, avaliar e tomar decisões adequadas para nosso crescimento como pessoa, cidadão e profissional.

Não entender Deus perfeitamente, aí reside a graça e a glória de segui-lo... E o meu contentamento!


Não entender Deus perfeitamente, aí reside a graça e a glória de segui-lo...
E o meu contentamento!
Wanderley Nunes

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O grande espetáculo do evangelho é a vida.


O grande espetáculo do evangelho é a vida.
Wanderley Nunes

domingo, 20 de novembro de 2016

CEIA

CEIA Neste Domingo - 19h30



Rua São Luís, 53
40 Horas (prox. a Feira)
Abra o Mapa AQUI!

PALESTRA-JANTAR: Novas perspectivas para uma fé contemporânea



Palestra-jantar com Wanderley Nunes
Novas perspectivas para uma fé contemporânea
Posso ser de Cristo sem ser Cristão? Posso ser do evangelho sem ser evangélico?
Um momento singular, onde dúvidas serão dissipadas e mitos cairão por terra.
Dia 18 de Dezembro, 19 horas.
Espaço Lamartine Nogueira.
Av. Tavares Bastos, 298
Informações: WhatsApp
9 84 95 73 55


Exibido todos os dias às 23h30 na TV Bacana Canal - Canal 17

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

terça-feira, 1 de novembro de 2016